quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Redação 1 - Bem-vindos!


Vários estudantes irão ao seu país para um intercâmbio e, obviamente, passarão por situações formais e informais. Como membro da equipe de recepção, você está encarregado de informá-los sobre a cultura local. Ouça a entrevista Sotaque Cultural (4:36) com o professor Nelson Viana e escreva-lhes um mail de boas-vindas dando conselhos sobre horários, comportamento e a importância de adaptar-se ao ‘sotaque cultural’ do país, evitando mal-entendidos como o mencionado no áudio. Mínimo 250 palavras.

5 comentários:

  1. Prezados Senhores,

    Quem desejar fazer negócios na Espanha deve levar em conta duas particularidades muito importantes. A primeira é que na Espanha existe uma sensação difundida de que não há outro lugar no mundo onde se desfrute mais da vida. A segunda é que este sentimento se junta com a tendência a subestimar os produtos nacionais.
    Ambas as características convertem o homem de negócios espanhol numa pessoa aberta a conhecer produtos de outros países.
    A seguir, exponho uma série de conselhos para levar em conta quando os senhores quiserem fazer negócios na Espanha:
    a) Os contatos pessoais são importantes. Sempre que tiver alguém já conhecido que possa apresentá-lo e recomendar, terá uma vantagem adicional.
    b) As reuniões costumam ser combinadas com antecedência. Neste ponto, as secretárias desempenham um papel importantíssimo na coordenação das agendas dos diretores.
    c) O quebra-gelo típico é uma conversação informal sobre a viagem do seu país, o clima, esportes, família, etc. É muito importante não falarem de assuntos como o terrorismo ou a independência da Catalunha.
    d) O tom das reuniões, as quais normalmente demoram 15 minutos para começar porque a pontualidade não é uma grande virtude espanhola, é formal, mas não tenso. Os espanhóis, quando falarem de negócios, serão pessoas sérias e concentradas, mas o resto da reunião terá um tom mais informal e cordial. É muito comum fazerem piadas já que existe um grande senso de humor.
    e) A maneira habitual de cumprimentar-se é com um aperto de mãos. Se houver muita confiança entre homens e mulheres, o cumprimento será dois beijos nas bochechas.
    f) O uso dos cartões de visita é muito habitual. É recomendável que disponham de uma quantidade adequada.
    g) Nas refeições, os negócios são tratados ao final com um café ou um gin-tonic. O costume é que a refeição seja paga pela pessoa que propuser o almoço ou o jantar e que também iniciará a conversação. É necessário deixar uma gorjeta entre 5% e 10% do total da conta.
    h) Por último a vestimenta e a aparência são muito importantes já que mostram uma imagem social importante para fazer negócios.
    Espero que estes conselhos sejam de seu interesse e utilidade.
    Atenciosamente,
    Tonhão Descontrolado
    Assessor de Imagem e Protocolo

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  2. Prezados senhores:

    Escrevo-lhes em nome da LUXTON S.A, em relação à apresentação do novo sistema antispyware (SHERLOCK 3.5) desenhado por várias empresas de todo o Brasil, que os senhores vão representar no próximo mês aqui na Espanha.

    Primeiramente, vale a pena lembrar que esta operação comercial é fundamental para melhorar a situação da nossa marca no mercado internacional, gravemente afetado pela inflação nos últimos anos.

    Por isso, é nossa intenção ajudá-los em tudo o que pudermos para garantir o sucesso da apresentação. Isso posto, acreditamos que as seguintes recomendações, embora os senhores considerem estar preparados, podem ser de grande utilidade durante a sua estadia (tanto no campo profissional quanto fora do mesmo):

    • HORÁRIOS: A pontualidade é muito importante no nosso dia-a-dia empresarial. Se os senhores chegassem atrasados as reuniões, isso poderia gerar uma imagem irreverente e pouco séria da marca e do produto para os nossos clientes. Contudo, no seu tempo de lazer isso vai depender da pessoa com a qual os senhores combinarem.

    • COMPORTAMENTO E ESTILO DA NEGOCIAÇÃO: Quanto aos negócios, se os senhores nunca estiveram na Espanha, é interessante destacar que a emoção não forma obrigatoriamente parte da negociação. O quebra-gelo inicial pode influenciar na predisposição do interlocutor, porém, o efeito no resultado final é quase inexistente.

    Por outro lado, se tinham planejado o contato físico para se aproximar de alguém (no terreno profissional), tenham cuidado. Na verdade, um excesso de confiança antecipado poderia ser considerado uma falta de respeito! Os senhores devem tentar deixar de lado os condicionantes no seu discurso, usando um estilo de comunicação mais direto.

    • REFEIÇÕES: A gastronomia é muito variada, os senhores não vão ter problema com isso. No entanto, devem levar em conta que a duração vai ser, possivelmente, superior. A “sobremesa” é um momento em que poderiam aproveitar para estabelecer laços com os seus clientes.

    Em suma, com estas recomendações e a sua própria preparação, acreditamos que na apresentação do SHERLOCK 3.5, o sucesso está garantido!

    A LUXTON S.A, está muito agradecida pela ajuda dos senhores neste novo projeto. Caso precisem de maiores informações, não hesitem em me escrever.

    Atenciosamente,

    Teresa Azcona Peset

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Testando para os alunos do C1 e C2 ;-)

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  5. Prezados Alunos,




    Vocês ouviram que a Espanha é diferente. Este slogan estourou na Europa muito anos atrás. E isto é verdade se temos em conta os seguintes costumes:

    A sesta

    Se vocês se acomodarem numa região do Sul devem saber que isto acontece depois do almoço, mas não é obrigatória. Isso posto, saibam que se vocês não dormirem, verão que as ruas nessas horas estão vazias de pessoas. Sobretudo no verão por causa do calor. Mas não se alarmem.

    O trabalho

    Na Europa há um horário de trabalho de sete horas por dia. Aqui também? Não! Oficialmente sim, mas a verdade é que os funcionários têm medo de perder seu trabalho. Por isso os bajuladores e puxa-sacos, tomam dois ou três cafés da manhã no trabalho, almoçam tarde preferivelmente, batem papo como os colegas o tempo todo e fazem de conta que trabalham até que o chefe volte para sua casa. Uma coisa sem pé nem cabeça.

    Os cumprimentos

    O costume é cumprimentar as pessoas com dois beijos nem que não se conheçam. Isto não serve para os negócios. Não é bem visto beijar um/uma colega numa reunião se vocês vão pôr a mão na massa. Este comportamento poderia deixar alguém com a pulga atrás da orelha. O melhor é um aperto de mão. Mais profissional.

    A vida na rua

    Os espanhóis vivem muito fora de casa. As lanchonetes e bares estão abertos quase 24 horas por dia. Aqui tudo se comemora com álcool: se nasce um bebê, se temos um casamento, se morre alguém, se o nosso time ganha, se estamos depressivos, se é feriado, Semana Santa, Natal... Não é de mau gosto rejeitar a imitação se vocês não estiverem acostumados a beber porque vocês observarão que, apesar disso, nós levamos jeito para não ficar bêbados.




    Espero que estes comentários sejam úteis na convivência e adaptação de vocês em nossas terras. Sejam bem-vindos!

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