quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Redação 4 - Música brasileira

Você foi convidado por uma universidade para dar uma palestra sobre música brasileira a alunos de Belas Artes. Como o assunto é muito amplo, você precisa selecionar um ou dois gêneros e dar uma ideia de suas características gerais, os instrumentos utilizados, a origem de seu nome, seu contexto histórico-geográfico-social, o perfil de seus consumidores, além de fazer uma crítica pessoal ao gênero escolhido. Convide os alunos a conhecerem e ouvirem o(s) gênero(s) escolhido(s). Mínimo 250 palavras.

2 comentários:

  1. O CHORO E O SAMBA: O QUE OS UNE?


    Antes de começar, vou lhes fazer uma pergunta: conseguem viver sem música? Não? Não conseguem? Se vocês gostam da música brasileira como eu, vão se deleitar com minha palestra porque vou lhes falar de dois estilos musicais brasileiros famosos no mundo todo: o choro e o samba.
    Comecemos com o choro. Apesar do seu nome, o choro tem um ritmo rápido e alegre. A origem do choro é a música europeia do século XIX, tocada nas grandes casas da burguesia brasileira.
    Nos inícios, o choro era tocado pelos chorões, instrumentistas de flauta, violão e cavaquinho, que tocavam improvisações e duelavam entre si. Enquanto jogo sem regras, o choro tinha umas fórmulas de improvisação muito similares às do jazz americano que só apareceria cinquenta anos mais tarde. Como sabem, no jazz a participação de cada músico tem a ver com a sua habilidade e genialidade, o mesmo que no choro.
    Além disso, o choro é a origem do samba, o ritmo brasileiro por excelência e de muitos outros movimentos musicais do Brasil. Como estilo musical, o samba aproveitou muitos elementos desse antigo gênero. As épicas rodas do samba surgiram nos inícios do século XX em volta de uma mesa e com auxílio de um cavaquinho, um pandeiro e um tamborim.
    Se quiserem uma data exata do nascimento do samba, lhes darei o registro de “Pelo telefone” em 1916, na Biblioteca Nacional. O samba, ainda que seja centenário, irradia juventude, se renova e se reinventa.
    Para terminar, lhes direi que a música brasileira é uma das mais criativas, variadas e universais de todas as músicas. Espero que tenham desfrutado de minhas palavras e tenham aprendido sobre estes dois estilos musicais.

    Muito obrigada pela sua atenção

    ResponderExcluir
  2. MÚSICA BRASILEIRA: O FORRÓ

    Palestra

    Boa tarde,gente!

    Eu vou falar para vocês sobre um interessante gênero musical brasileiro: o forró.
    O forró é uma dança e ritmo popular tipicamente nordestino, a generalização de vários ritmos da Bahia: xaxado e quadrilha de influência holandesa e xote de influência portuguesa.
    O forró é também chamado arrasta-pé,bate chinela ou fobó.
    Tocado tradicionalmente por trios compostos de um zambumbeiro,um sanfoneiro e um tocador de triângulo,a origem dele é incerta.
    Poderia ser de um antigo vocábulo galego português forbodó,do francês foux-bourdon que teria a conotação de desentonação.
    Embora venha_segundo a versão mais antiga_ do termo forrobodó,palavra africana que significa"arrrasta-pé",além disso,Fabio Miranda em seu programa "Os Bastidores"data o porquê do vocábulo nas festas dos ingleses que construíram as estradas de ferro e quando a festa era aberta para todos,eles escreveram "for all",virando depois o termo a do atual forró.
    No final do século dezenove as pistas de dança de barro batido eram molhadas para que a poeira não levantasse.O ato de arrastar os pés pelos casais mostrava sensualidade..
    O sucesso mais significativo foi na década de 1950 com o grande Luis Gonzaga que o levou para o Rio de Janeiro e dali para todo o Brasil.
    A dança sempre foi dançada em pares e evoluiu para vários estilos que têm raízes em diversas outras danças.
    Os três principais estilos na atualidade são:
    O forró de raiz"pé-de-serra",estilo original do nordeste dançado com movimento simples,modificado do tango e do samba.
    Apresenta-se como um estilo mais elegante,porém com muita técnica e igual contato entre os corpos dos parceiros.
    O forró eletrônico,dançado com mais malícia,tem grande influência da lambada,salsa e até mesmo a bachata dominicana.
    Finalmente,o forró universitário possui passos mais focados em movimentos de braço,com passos de salsa.
    No Brasil,terra de quem adora o forró,é considerado por todos um ritmo contagiante!Eu mesma o adoro!
    A paixão dos brasileiros pelo forró pode ser explicada porque ele é capaz de animar qualquer festa e é muito bom para a saúde:uma hora de forró é capaz de queimar 200 calorias!
    Como estudantes de Belas Artes eu acho que é recomendável para vocês por ter uma linguagem estilizada e um visual muito chamativo.
    Tomara que minha palestra seja de utilidade para vocês e que tenham gostado dela!
    Ainda mais,que estejam morrendo de vontade de dançar-lo!

    Muito obrigada

    Paloma Vizuete

    ResponderExcluir