quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Como curar a "ressaca".

13/02/2013 - 07h10

Teste avalia métodos de cura da ressaca


PRISCILA PASTRE
DE SÃO PAULO

A experiência começou na noite anterior, em um bar. A ideia era que os participantes bebessem até que esta repórter -a única que não ingeriu nada alcoólico- avaliasse que todos tinham atingido razoável grau de embriaguez.

Na última sexta-feira, quatro jornalistas da Folha avaliaram métodos antirressaca: dois recomendados por um médico e dois que são popularmente adotados, mas não há comprovação científica de que funcionem.

Avener Prado/Folhapress
Primeiro brinde dos participantes que testaram receitas contra ressaca
O brinde dos participantes que testaram receitas contra ressaca

Antes da ida ao bar, a reportagem pediu orientações ao hepatologista Fernando Pandullo, do hospital Albert Einstein. Após a experiência, ele foi novamente consultado para explicar como o organismo de cada um reagiu aos métodos adotados.

DURANTE A NOITE

Algumas reações dariam a pista de que as doses de cachaça e os copos de caipirinha, caju-amigo, daiquiri, gim-tônica, margarita e mojito já surtiam efeito: entre elas, risada fácil, desinibição e idas seguidas ao banheiro.
Ninguém tomou nenhum tipo de remédio nem antes nem depois do teste. Tampouco foram tomadas precauções, como alternar os drinques com água e não misturar bebidas diferentes.

Para que ninguém "desanimasse", foram servidos petiscos gordurosos, como porções de pastéis e de queijos. "Enquanto as pessoas estão bebendo, a gordura faz com que o álcool seja absorvido numa velocidade menor, o que leva a beber por mais tempo", diz Pandullo.
A "botecagem" seguiu das 20h30 à 1h. Neste horário, todos mostravam sinais de embriaguez. E o combinado era que eles descansariam por sete horas antes de testar os "antídotos" contra a ressaca.

NA MANHÃ SEGUINTE

Às 9h30 da sexta, todos estávamos juntos de novo. Dessa vez, para testar os métodos contra a ressaca recomendados pelo médico (suco de fruta e água de coco) e os desaconselhados, mas que são popularmente difundidos (chá de boldo e refrigerante).
Foi definido por sorteio quem tomaria cada "antídoto". O mais eficaz foi a água de coco, que ajudou a aliviar a desidratação produzida pelo álcool e a desintoxicar.

O suco de fruta não deu o efeito esperado porque o abacaxi estava ácido. O refrigerante e o chá de boldo, como já havia sido alertado pelo médico, pioraram a situação.

"ÁGUA DE COCO ME HIDRATOU E REDUZIU O ENJOO"

"Uma dose de cachaça, duas caipirinhas, um drinque com vodca e outro com rum foram os responsáveis pela minha ressaca.

Para o alívio da minha sede sem-fim, o 'antídoto' que testei foi a água de coco. Antes de tomá-la, sentia calafrios só em pensar em ingerir qualquer coisa, mas a água de coco me caiu bem.

Cerca de 40 minutos depois, eu me sentia melhor. A dor de cabeça persistiu, enquanto a náusea deu uma trégua -o que abriu o meu apetite. Comi uma porção de ovos mexidos e um pão na chapa. Matei a fome, mas o enjoo voltou. O remédio foi voltar para a cama."

O QUE O MÉDICO DIZ

"A água tem um pouco de açúcar, o que ajuda o fígado a metabolizar mais rapidamente as substâncias tóxicas. Ela tem minerais e potássio, que aliviam a desidratação que o álcool produz.

A dor de cabeça persistiu porque a água de coco não tem efeito na toxicidade do acetaldeído, que provoca a dor de cabeça.

O enjoo voltou quando ela comeu a omelete por causa da gema, que é gordurosa. Ingerir coisas gordurosas durante a ressaca é ruim porque sobrecarrega o fígado."

"TOMAR CHÁ DE BOLDO SÓ PIOROU O MEU ESTADO"

"Três daiquiris, duas caipirinhas e um mojito. Esse foi o saldo da noite etílico-jornalística. Para tentar amenizar a ressaca, o 'antídoto' que recebi por sorteio foi o chá de boldo.
A ideia de tomar um chazinho no dia seguinte não me pareceu má: a sensação de ingerir uma bebida morna soava agradável.

Por ser uma dica popularmente difundida, botei fé. Mas, xícaras e xícaras depois, a sensação de enjoo só aumentava. Tive um único sintoma e o chá não foi capaz de curá-lo."

O QUE O MÉDICO DIZ

"O chá de boldo não é recomendado em nenhuma situação. Ele afeta o fígado e, na ressaca, piora o quadro de gastrite. Prova de que receitas populares nem sempre funcionam.

A sensação de que uma bebida morna daria certo conforto é relevante. Se ela tivesse trocado o boldo por erva-doce ou camomila, um chá poderia ter ajudado. Mas teria de ser morno mesmo. Não quente.

Algo gelado é mais indicado: um sorvete de frutas -que não seja muito gorduroso nem de fruta ácida. Uma boa opção é o sorvete de coco, de palito. O gelado alivia a inflamação e atua como analgésico. E seria uma forma de começar a se alimentar."

Editoria de Arte/Folhapress
"TOMAR REFRIGERANTE AGRAVOU A SENSAÇÃO DE NÁUSEA E GASTRITE"

"Se era para ter uma verdadeira ressaca, cumpri o combinado. Após cinco drinques -a maioria com gim- e algumas doses de cachaça, a madrugada deu seu recado.

No dia seguinte, um refrigerante tentaria me salvar da indisposição matinal. Até imaginei que a injeção de açúcar e cafeína levantariam o ânimo, mas a apatia parecia ser irrecuperável.

Cerca de 40 minutos depois, duas garfadas em ovos mexidos fizeram com que eu voltasse a ficar enjoado. Precisei dormir um pouco.

A vida é mesmo irônica. Minha mulher está grávida e sou eu quem passa mal."

O QUE O MÉDICO DIZ

"Ele teve uma intoxicação aguda, provavelmente por ter bebido mais e misturado mais drinques que os outros. O refrigerante só piorou as coisas porque o gás distende o estômago, piora o enjoo e a gastrite.

No lugar do refrigerante, deveria ter tomado um suco de fruta. No lugar da omelete, gordurosa por causa da gema, uma canja", diz o hepatologista Fernando Pandullo.

"SUCO DE ABACAXI COM HORTELÃ ME DEIXOU AINDA MAIS INDISPOSTA"

"No dia seguinte a um caju-amigo, um daiquiri, duas margaritas e uma bebida com licor de café, tive dor de estômago, enjoo e dor de cabeça.

Meu remédio natural contra ressaca foram dois copos de suco de abacaxi com hortelã. O método não pareceu ruim.

Num primeiro momento, atenuou a sonolência e a vontade de correr de volta para a cama -e lá permanecer.

Mas, depois de quase uma hora, senti uma forte irritação estomacal, que se associou ao enjoo e formou um bloco único de desconforto pós-ressaca. Não só meu 'antídoto' não foi eficiente, como piorou meu estado."

O QUE O MÉDICO DIZ

"Apostar em sucos de fruta durante a ressaca funciona. Provavelmente não deu certo porque o abacaxi usado no suco estava muito ácido.

Se estivesse mais maduro, mais doce, ajudaria. Melhor substituir frutas ácidas por melão, melancia ou manga. Para a dor de cabeça, não havia saída: ela é alérgica a dipirona, o analgésico recomendado para quadros de ressaca."

Nenhum comentário:

Postar um comentário