terça-feira, 8 de março de 2011

Como funciona a BATERIA da Grande Rio

Compartilhar:

Quem passou pela rua Barata Ribeiro, em Copacabana, na zona sul do Rio, no começo de janeiro, certamente ficou curioso ao ver um time de ritmistas chegar ao imóvel de número 181 vestindo a camisa da Grande Rio e tendo às mãos todos os tipos de instrumentos usados por uma bateria de escola de samba.
Sob o comando do mestre Ciça, Tuca levava seu chocalho, Formigão tinha o surdo de primeira, Júnior Baiano carregava o repique, Bigú da 15 transportava a caixa, Fabiano levava seu tamborim e Bruno tinha outra caixa. Também eram transportados agogô, atabaque, cuíca, surdo de resposta e outros instrumentos.
O grupo passou cerca de cinco horas em um dos estúdios da “Cia. dos Técnicos”, que funciona dentro de uma galeria e até 2009 foi o palco da gravação dos sambas-enredo que embalam a Sapucaí - em 2010 o registro passou a ser feito na Cidade do Samba, ainda sob os cuidados da companhia.
No estúdio, cada instrumento foi gravado separadamente, no ritmo do samba-enredo deste ano da Grande Rio, para permitir que o internauta conheça o som da bateria, considerada o coração de qualquer escola de samba.
O engenheiro Mário Jorge Bruno, responsável pela gravação dos discos de samba-enredo desde a década de 1980, comandou os equipamentos de som. Quem também participou foi a equipe de infografistas do iG, que ao longo das semanas seguintes preparou esse instrutivo infográfico. O resultado desse esforço agora está à sua disposição. Divirta-se!
Integrantes da bateria da Grande Rio no estúdio
Foto: Isabela Kassow
Integrantes da bateria da Grande Rio no estúdio

















Conheça os ritmistas: 
Moacir da Silva Pinto, o Mestre Ciça, tem 54 anos de vida e 38 de carnaval. É diretor de bateria desde 1988, quando assumiu a função na Estácio de Sá. Passou também por Unidos da Tijuca e Viradouro e está na Grande Rio desde 2010.
Janaíne Conceição Pereira da Silva, a Tuca, 26 anos, é neta de integrante da Acadêmicos da Rocinha. Interessada por música, ingressou na banda da escola e hoje é secretária da bateria da Grande Rio, onde toca chocalho.
Jefferson Dantas, o Júnior Baiano, 22 anos, integra a bateria da Grande Rio desde os 13 anos. Um primo foi diretor de bateria. Atualmente toca repique e dá aulas de percussão na Grande Rio.
Bruno Gentil, o Formigão, 23 anos, ganhou o apelido em 2000, quando desfilou na ala das crianças da Grande Rio com uma fantasia de formiga. Hoje toca surdo de terceira e é coordenador desse intrumento na escola de Caxias.
Alexsandro Silva, o Bigú da 15, 23 anos, é auxiliar de rampa no aeroporto do Galeão e aprendeu a gostar de samba com o irmão e um primo, que eram ritmistas. Hoje, Bigú toca surdo de terceira na bateria da Grande Rio.
Bruno Ricardo Domingues, 31 anos, toca em bateria de escola de samba desde os 15 anos, quando estreou na São Clemente. Aos 21 passou a integrar a Grande Rio, onde toca caixa.
Fabiano de Almeida Costa, 21 anos, estreou no carnaval aos 13 anos. Hoje toca tamborim na Grande Rio.
Mário Jorge Bruno é engenheiro de gravação e sócio-gerente da Cia. dos Técnicos. Junto com Laila, integrante da Comissão de Carnaval da Beija-Flor, Bruno é produtor do disco de sambas-enredo do carnaval carioca.
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário