quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Redação 3 - Cantor no Brasil


Um cantor ou uma banda de seu país vai se apresentar no Brasil. Apresente-o/a ao público brasileiro contando um pouco de sua história, sua carreira, seu estilo, sua canção mais famosa, a qualidade de sua música. Explique por que tal artista emociona você ou por que você o considera um grande músico. Deixe seu leitor com água na boca, morrendo de vontade de ir ao show. Seu texto será publicado num encarte cultural de linguagem bem despojada. Mínimo 250 palavras.

6 comentários:

  1. De “Thunderstruck” ao mítico “Highway to Hell” o público brasileiro terá a oportunidade de ouvir no próximo verão a melhor banda de “hard rock” da história: AC/DC. Uma banda surgida em 1973 e cuja estreia ocorreu na festa de ano novo desse mesmo ano. No início constituída por Angus Young na guitarra solo, seu irmão Malcom na guitarra base, Colin Burgess na bateria, Van Knedt no baixo e Dave Evans nos vocais. Mas a formação sofreu diversas alterações até chegar à alteração decisiva que foi quando Bon Scott se tornou o cantor da banda até sua morte acontecida em fevereiro de 1980. Nesta época são álbuns como “High Voltage”, “TNT”, “Highway to Hell” ou “If You Want Blood, You´ve Got It”. Bon foi substituído por Brian Jonhson e iniciou-se uma nova época também com muito sucesso. O primeiro álbum foi “Back is Black”. Outros foram “For Those About the Rock, We Salute You”, “Who Made Who”, etc. Este grande sucesso motivou que a banda tivesse que fazer muitos shoes pelo mundo. Como consequência do nível de decibéis nestes shows, Brian Johnson desenvolveu uma surdez que provocou que se afastasse das turnês, e a banda tivesse que contratar um novo cantor: Axl Rose, o cantor de Guns n´Roses.
    Até aqui a breve história desta banda, agora vou dar meu pitaco sobre a apresentação do AC/DC com Axl Rose nos vocais para que o público brasileiro tenha todos os dados e decida se vai assistir ou não no próximo show.
    Como fã do AC/DC desde que era moleque, fiquei abismado com tal escolha. Acho que a reação dos fãs foi a mesma. Como assim???? Simplesmente não dava nem para imaginar como ficariam as músicas de AC/DC cantadas por Rose. Eis que então aparece a primeira gravação do show em Lisboa. A primeira canção que ouvi “Back Is Black” não gostei. Mas depois apareceu pipocando pelo Facebook “Shoot to Thrill”. Já comecei a a brigar comigo mesmo para dar mais uma chance para o cara. A música ficou no mínimo bem cantada.
    Óbvio que assistir a uma apresentação do AC/DC sem Brian Johnson já era difícil, e ainda ver um cara que até alguns meses atrás estava no ostracismo total, foi muito barra pesada, mas ouvi novamente “Shoot to Thrill”. Dessa vez eu gostei um pouco mais, quando ouvi a música nova “Rock or Bust”, consegui curtir normalmente.
    Ainda acho que o Axl não é a melhor escolha, mas ele está fazendo um bom trabalho. Acho que os fãs se comportam mais como torcidas organizadas de futebol do que apreciadores de música. Por isso sempre vamos torcer o nariz para um integrante novo que entra na banda. É difícil para um fã deixar o preconceito de lado e ter um olhar crítico sobre o acontecimento. Mas é possível, Axl está cumprindo seu papel muito bem e me arrisco até a dizer que Axl se superou artisticamente.

    Tonhão descontrolado

    ResponderExcluir
  2. Oi, galera! Preparados pra balada do fim de semana? Se vocês ainda não souberem, vai ter um festival de música pop rock espanhola e brasileira na praia de Pratigi. O cenário é privilegiado! Não percam!
    Hoje quero destacar no cartaz a presença da banda espanhola Fito & Fitipaldis, de rock, mas misturado como outros ritmos como rockabilly, swing, jazz, rythm & blues...
    O cantor da banda e compositor das canções e Fito Cabrales, bilbaino. Quando era mais jovem fundou outra banda, Platero y tú, de rock clássico com letras que falavam de bares, drogas, amor rompido... A banda teve muito sucesso, mas o Fito quis provar outros gêneros e começou a compor canções bem diferentes até que fundou sua própria banda com os Fitipaldis. Tem outo ou nove discos, mas eu recomendo os shows ao vivo, o Fito tem muito jeito para isso.
    Tenho certeza que a gente vai curtir amanhã na praia e também dançar, cantar e até paquerar. Se vocês quiserem acompanhar o Fito também no visual, não esqueçam as botas de caubói, as calças justas, o cigarro atrás da orelha e, como não, as costeletas e o boné. Nas suas atuações o cenário é importante também, às vezes projetam fotos, vídeos, e até quadrinhos muito engraçados.
    Nas suas letras, Fito gosta de fazer jogos de palavras, enquanto que na música ele mistura estilos musicais e sons diferentes, assim ele pode chegar a um público mais variado do que aquele que tinha quando tocava com Platero y Tú (embora eu também gostasse então). Fito toca a guitarra elétrica e o violão. Entre os músicos da banda Fitipaldis se destaca Carlos Raya, guitarrista também .
    NÃO ESQUEÇAM: AMANHÃ FITO & FITIPALDIS NO FESTIVAL DA PRAIA

    Vivi. C1 DESCONTROLADA
    Vivi. C1 DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  3. Tão descontrolada que assinei duas vezes...

    ResponderExcluir
  4. RUSSIAN RED: DO METRÔ PRO CÉU!

    E aí pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar de um negócio bem legal: música espanhola! No próximo mês de fevereiro, Russian Red vai vir pro BR, que coisa boa! Embora não conheçam muito o grupo, vão adorar com certeza! Vou apresentá-lo para vocês:

    A estrela do grupo é, sem dúvida, a Lourdes Hernández. Esta cantora e guitarrista de 31 anos, amante dos Beatles, tentou estudar Direito e depois Tradução, mas não deu certo: estava apaixonada pela música e tinha jeito para ela! Abandonou os estudos e começou a tocar no metrô de Madri. Nossa gente…era para ficar o dia todo escutando ela! Sua voz era diferente: pura, doce e intensa ao mesmo tempo. Todos adoravam mesmo!

    Então o amor aparece na vida da Lourdes: conheceu Brian Hunt (músico inglês) e eles fizeram juntos um vídeo musical que publicaram em “My Space”, na web. O trabalho estourou em poucos dias, foi um sucesso total. O lançamento do seu primeiro álbum foi em 2008: “Love your glasses”…é tão bonitinho e caprichado! Quando puderem, deem uma escutada, vão gostar! Minha canção favorita é “Cigarrettes”.

    Bom, daí para ela foi fazer e acontecer. Era muito boa, e também uma graça. Sua música era notícia: estava nos filmes, na publicidade…inclusive chegou até a América Latina! Em 2011 chegou o segundo álbum: “Fuerteventura”. Nos anos seguintes ela foi premiada pela governadora de Madri pelo trabalho e desenvolvimento de sua carreira musical. Além disso, participou na trilha sonora de “Brave”, filme da Disney-Pixar…um dos seus sonhos convertido em realidade! Nem que uma fada madrinha tivesse concedida ela um desejo, né?
    Aliás, eu me esqueci de contar para vocês que o nome do grupo (Russian Red) foi uma ideia da Lourdes. É sua cor favorita, por causa do batom da sua mãe.

    Gente, para mim ela é um exemplo de superação. Podemos dizer deste jeito: tudo é possível desde que você faça seu melhor esforço naquilo que você gosta. Olha só, desde o ano de 2013, a Lourdes mora em Los Angeles, e trabalha com os melhores profissionais do gênero (indie, folk, pop). E tem gente que ainda fala que os espanhóis não têm jeito pro inglês! Outra coisa que adoro nela é que nunca foi metida nem de nariz empinado…acho bem difícil isso no mundo musical.

    Então pessoal…precisam de mais o quê para ir a seus shows? Não percam esta grande oportunidade de conhecer uma voz única.

    Abraço e até mais gente!

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida nehuma ele foi o rei da música latina e segue sendo hoje também para muitos fãs. Tem feito me lembrar dos idos da minha infância, meus pais, a escola, minha familia, os tempos mais felizes...
    Naquela época quando eu era menina ele estava o tempo todo cantando aquelas canções na rádio e na televisão. Canções tão bonitas que hoje continuo a cantarolar.
    Eu cresci ouvindo-as quando ia à escola e fincaram raízes no meu coração.
    É um dos artistas latinos que mais discos têm vendido. Mais de 12 milhões.
    Começou sua carreira profissional nos anos 60 cantando bossa nova, mas quando mudou ao romantismo nos anos 70 estourou no mundo todo.
    Apesar disso ele não teve sorte com o amor. Casou três vezes e tornou-se viúvo duas vezes por causa do câncer das usas mulheres. Isso não o fez parar de compor belas melodias que falavam de amor, da amizade e da vida. São canções alicerçadas, tranquilas, cantadas como se fossem um papo manso. Ele não tem um vozeirão, mas tem o jeito para apaixonar você.
    Seu rosto sorri sempre. Suas letras calmas chegam dentro de você. Embora possam não concordar comigo se ouvirem cantar não sua língua mudarão de opinião. Ele é ainda maior cantando em português.
    Ele nunca foi poupado nem detonado porque “tem um milhão de amigos”.
    Para aqueles de vocês que não o conheçam convido vocês a se emocionarem com o show desta noite no estádio de futebol. Não percam a oportunidade de ouvi-lo ao vivo. Ele é meu querido, meu velho, meu amigo e grande Roberto Carlos.

    ResponderExcluir
  6. CANTOR NO BRASIL:SERGIO DALMA

    Oi,turma!

    Vocês nasceram com a bunda `pra lua:o famoso e atrativo cantor e compositor espanhol Sergio Dalma vai ´pra Rio.
    Na realidade,seu nome é Josep Sergi Capdevila Querol,porèm ninguèm o conhece pelo seu nome.
    Sergio nasceu em 28 de setembro de 1964 na província de Barcelona(ele è somente um ano mais jovem que eu).Puxa!Vocês pensariam que ele è um velho careca,a não ser que vissem a sua foto(sem photoshop),de jeito nenhum!.
    Sergio iniciou a sua carreira musical atuando com orquestas e coros,até que foi conhecido com o programa" Gent d´ aquí"do circuito catalão da TVE,o que conseguiu ´pra ele um contrato na sala "Shadows" de Barcelona e o início da sua fama.
    Sergio assinou pela discográfica "Horus"com o seu primeiro disco "Esa chica es mia" em 1989.
    Além disso,Sergio representou a Espanha no "Festival Eurovisão da Canção 1991" com "Bailar Pegados"(a minha canção preferida)terminando em quarto e isso foi o que o lançou à fama.
    Ele é conhecido na Amèrica Latina.Países como Argentina,Chile,México e Venezuela abriram as suas portas `pra ele.
    A sua atual discográfica è a Universal e ele lançou a semana passada um recompilatório que recomendo `pra vocês.
    Eu acho que o porquê do seu sucesso fica em que ele fez questão de trabalhar na sua carreira musical e além disso ele tinha jeito `pro palco.
    ´Pra mim,o segredo de ele ser um grande da canção è que ele tem jeito ´pra música melódica,que ele canta maravilhosamente em italiano.
    Tomara que não esqueçam minhas dicas e assistam a sua atuação.

    Paloma Vizuete

    ResponderExcluir